Mestre Tyson

    O Bairro Alto Vera Cruz é como se fosse o Quilombo da Capital Mineira, bairro de tradição da cultura de matriz africana e da capoeiragem. No dia 4 de abril de 1966, nasceu mais um quilombola, Jamil Francisco da Costa, hoje conhecido como Tyson, que muito teve que lutar para seguir na vida como cidadão e capoeirista. Em 1979, iniciou sua caminhada na Capoeira com o Sr. Guilherme Drumond Alkmin, mestre Léo.
    "Quando meu Mestre Léo resolveu se dedicar à Capoeira Angola, aí começou o desafio... mas tive muito apoio dos camaradas Garnizé, Porrada, Papa Ovo, Porradinha, Quinzinho e outros".
     Tyson Seguiu com a Capoeira Regional e fundou o Grupo Zumbi Guerreiro que, à partir de 1994, passou a chamar Mandinga Mineira.
     Desenvolve seu trabalho em sua comunidade Vila Fazendinha, ensinando a capoeiragem e também exercendo a função de educador social.
   "O que marcou muito na minha vida foi quando presenciei, pela primeira vez, uma roda no Bairro Santa Tereza, organizada pelo Mestre Kaika. Por lá fiquei até a roda terminar e estou hoje na capoeira das rodas da vida.
    Ainda quanto à capoeira em BH, devemos nos organizar politicamente para que possamos ter acesso a grandes projetos que venham nos proporcionar melhores condições de trabalho, que possam garantir nossa aposentadoria enquanto professores".
   Mestre Tyson é um camarada de pouco falar, sua comuncação é quando entra na roda com seus meia-luas ligeiros e martelos inesperados "ao pé do ouvido".


Tyson

Formação acadêmica
2º grau completo

Educador do projeto agente jovem, promovido em convênio com a provincia Santa Elena e Instituto Sagrada Família

Mestre reconhecido e intitulado. Certificados de cursos ministrados em diversas cidades e estados Brasileiros.

Fundador, Presidente e Mestre do Centro Cultural e Social de Capoeira Mandinga Mineira.

Atividades Culturais, cursos oferecidos, oficinas e atividades ministradas:
Maculelê, Puxada de Rede, Samba de Roda, Ritmos com Berimbau, Atabaque, Pandeiro, Agogô e Reco-Reco.

Referências
Educador Popular Instituto São João Bosco, Casa Dom Bosco.
Ministrador de Oficinas de capoeira em várias creches, escolas e projetos sociais.

Objetivos
Formação de crianças, jovens e adultos utilizando a capoeira como instrumento de cidadania.