- Rua Paulo de Souza 51, Bairro Vila Fazendinha - Escola Vila Fazendinha
Horários:
Terça e Quinta - 19h às 21h
Sábado - 10:30h às 11:30
Telefones:
8821-7591 - Tyson
8627-1641 -Vanessa Buguersinha
- Academia Alternativa
Avenida Silva Alvarenga 149, Bairro São Geraldo
- Centro Cultural
Avenida Silva Alvarenga, Bairro São Geraldo, ao lado da Academia Alternativa
Avenida Silva Alvarenga 149, Bairro São Geraldo
- Centro Cultural
Avenida Silva Alvarenga, Bairro São Geraldo, ao lado da Academia Alternativa
Horários:
Segunda e Quarta - 17h às 18h
Centro Cultural - 13h às 15h
Telefones:
8593-7438
Nascido no dia da Consciência Negra, em 20 de novembro de 1974, Itamar Francisco da Costa, o Peninha, iniciou aos 12 anos seus primeiros passos na capoeiragem, no Bairro Alto Vera Cruz, em 1986, com o Mestre Léo.
"Treinei um ano e meio, mas quando o Mestre Léo passou a se dedicar à Capoeira Angola, passei a seguir meu imrão mais velho, Mestre Tyson, que continuou com a Regional, fazendo parte de todo o processo, até formarmos a Mandinga Mineira. me formei Contramestre de Capoeira em 2005. O que me marcou muito foram as travessias do Alto Vera Cruz para o Bairro São Geraldo, onde aconteciam as rodas do Mestre Baiano e eu, menino, já desfrutava das companhias que hoje são os Mestres Tyson, Porrada, Garnizé e Porradinha. Eu tinha prazer em ouvir as histórias e aprendi a tocar berimbau enquanto caminhava.
Em Beagá, a Capoeira é politicamente desorganizada".
Ao jogar, Contramestre Peninha parece estar brincando. Sua movimentação e golpes são de extrema beleza, leveza e técnica. Os contragolpes são sua arma e, quando menos se espera, ele está dentro e atento, mas sempre traz o sorriso de satisfação e o respeito.
Professor Negão
Valdeci Carlos da Silva, nascido em 15 de fevereiro de 1979 em BH é Professor de Capoeira e educador social popular mais conhecido como Professor Negão. Iniciou sua Trajetória acadêmica na Capoeira no dia 23 de abril de 1994 com Jamil Francisco da Costa (Mestre Tyson), fundador do Grupo de Capoeira e Artes Folclóricas Zumbi Guerreiro no ano de 1989 que mais trade passou a se chamar Centro Cultural e Social Mandinga Mineira, em maio de 1994 que foi oficializado e registrado. Recebeu seu primeiro certificado de Capoeira como monitor no dia 27 de junho de 2003, e no dia 06 de novembro de 2010 se consagrou a professor com a graduação de corda (Roxa e Branca) estando apto para ministrar aulas de Capoeira.
Atualmente Professor Negão é 2º tesoureiro do C.C.S.C. Mandinga Mineira e desenvolve um trabalho de Capoeira na Escola Municipal João Rodrigues de Oliveira no programa Escola Integrada Bairro São Geraldo, que tem o apoio da prefeitura de Belo Horizonte.
Estagiário Mancha
Ronaldo de Paula Patrocínio que tem como nome de Guerra Mancha. Nascido em Belo Horizonte em 1971, iniciou-se na Capoeira em 1979, com 8 anos de idade, no grupo de capoeira Guerreiros República de Palmares com o Mestre Rogério e seguiu na Capoeira até 2008, ano em que adquiriu a graduação de professor. Nesse mesmo ano Mancha interrompeu seu trabalho na Capoeira até o ano seguinte onde retomou suas atividades desvinculado de qualquer grupo de Capoeira. Em 2010 Mancha se uniu ao Grupo Mandinga Mineira, representando o Grupo no Bairro Granja de Freitas, através do Projeto Escola Aberta, na Escola Municipal Dr. Júlio Soares, com a Coordenadora do projeto Islaine Natália, Dométrio, Diretor João Antônio e seu companheiro de capoeiragem Vítor Jack dos Santos, nome de Guerra Macarrão.
Monitora Vanessa Burguesinha
Vanessa Fernandes do Nascimento, Burguesinha, iniciou sua trajetória na Capoeira aos 15 anos com o Mestre Baiano. Em 1989, após 2 anos de treino Burguesinha entrou para o Grupo Zumbi Guerreiro, que posteriormente passou a se chamar Mandinga Mineira.
Atualmente Vanessa Burguesinha é monitora e ministra junto ao Mestre Tyson, aulas na Escola Municipal Vila Fazendinha, além de ser coordenadora do Projeto Escola Aberta e educadora social e se orgulha de ter a Capoeira como principal instrumento para suas realizações e conquistas.

